>

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Carta do Presidente da UMES-GUAPI

Gostaria de esclarecer alguns pontos com vocês através desta carta:

Sobre a UMES-GUAPI.
A União Municipal dos Estudantes de Guapimirim, surgiu de um diálogo informal de alunos da FAETEC, Alvina Valério, Cortume Carioca e Alcindo Guanabara. Conversávamos sobre o desrespeito que existe em Guapimirim na questão do transporte dos alunos e cumprimento da Lei 3339/99 (Lei do Passe Livre ). A conversa se estendeu, e nos deparamos com várias outras questões. Foi então que eu sugeri pesquisarmos uma forma de nos unir e criar uma associação que possa de uma forma coletiva, lutar pelos interesses dos estudantes de Guapimirim.
Seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Educação, iniciamos o processo de regulamentação e registro em cartório da UMES-GUAPI no ano de 2010.

Como toda nova instituição, precisávamos de um tempo para que o trabalho começa-se a aparecer. O final do ano de 2010 e todo ano de 2011, foram fundamentais para isso.
Como ficou acordado em assembléia geral e Planejamento anual, iniciamos em 2012 o apoio aos estudantes interessados em participar/organizar os Grêmios Estudantis nas escolas conforme Lei 7.398.
Desde o inicio do ano Letivo, estamos nas escolas estaduais auxiliando, orientando e informando aos estudantes, o passo a passo de como deve ser feito e esclarecendo dúvidas sobre o Grêmio e determinados assuntos referente a melhoria na educação.

O Diretor Administrativo da Regional Serrana I da Secretaria de Estado de Educação do RJ, Profº Jelcy Corrêa Jr, a direção do C.E. Profª  Alvina Valério da Silva e C.E. Simão da Motta, entenderam nossa missão e respeitaram nosso trabalho. Hoje (15/05/2012) Temos em nossa cidade 2 Grêmios Estudantis atuando nessas escolas devidamente constituídos, de acordo com a Lei e registrados na direção das escolas correspondentes e na Secretaria Estadual de Educação.

Alguns alunos nos perguntam:
Por quê na minha escola não tem grêmio estudantil?
Por quê alguns professores e diretores de escola, não falam do grêmio estudantil?
Por que não apoiam a Criação do grêmio estudantil?

-Bom, vou deixar essas perguntas para vocês questionarem a quem de direito. Porque de fato, é nosso direito; e amparado por Lei. (quem não deve não teme...)
O que esta acontecendo em Guapimirim, é que alguns professores e alguns diretores não querem o fortalecimento do movimento estudantil em nossa cidade. Por várias razões.
Ficam dizendo para alguns alunos:
-Isso não vai dar em nada;
-Cuidado hein! Algum diretor da UMES vai vir como candidato a vereador;
-Isso é Política, não se envolve nisso não;
-Não deixe ninguém influenciar vocês;

Então, como um dos sócios fundadores e até o presente momento presidente, em nome de toda diretoria da UMES-GUAPI, gostaria de dizer a esses professores, essas pessoas, o seguinte:

"Isso não vai dar em nada"
O que vocês temem? Por quê não querem que os estudantes saibam seus direitos? Não querem que os estudantes tenham informação sobre o Movimento Estudantil?

 "Cuidado hein! Algum diretor da UMES vai vir como candidato a vereador"
Não! Eu, na qualidade de presidente desta instituição lhes afirmo e torno público que, nem eu nem nenhum diretor da UMES-GUAPI virá como candidato a vereador no pleito eleitoral desse ano.
E, mesmo se fosse, qual seria o problema? Pois a Constituição Federal nos permite.

"Isso é política, não se envolve nisso não"
É! Realmente é política sim. Política estudantil, e não política partidária. Temos observado filhos de vereadores, prefeitos e candidatos participarem da diretoria de alguns grêmios estudantis e lhes pergunto: Por que eles não podem? Eles são estudantes, estão aprendendo, estão participando, por quê esse preconceito? Por que vocês estão tão preocupados com a política estudantil, com o nosso movimento? Semana passada aconteceram a festa de posse do Grêmio estudantil "Força Jovem" do C.E. Simão da Motta (Vila Olímpia) e do "Unidos pelo Alvina" do C.E. Alvina Valério (P. Modelo) as fotos e os vídeos  de toda cerimônia estão sendo publicados em nosso site, vocês podem observar que não participaram da cerimônia nenhum pai e mãe de aluno, nem ninguém da diretoria da UMES-GUAPI, que participarão como candidato no pleito Eleitoral desse ano. Por que então estamos incomodando?

"Não deixe ninguém influenciar vocês"
Todos os estudantes são inteligentes, estamos em processo de formação educacional e cultural, e nossos maiores influenciadores, são nossos pais e vocês nossos professores. Ouvimos sim, outros alunos, mas, as decisões são tomadas de forma individual. O fato de compartilharmos uma ideia ou lutar por um ideal e assim formar uma rede de amigos e seguidores, não quer dizer que estão nos influenciando. Estão nos dando argumento, nos dando informações, exemplo a ser seguidos. Coisas que vocês deveriam fazer ...

Quero agradecer o apoio de todos os professores e diretores de escola que entenderam o nosso objetivo. E dizer que, certas colocação descrita nesta carta, não são para vocês. SÃO PARA...bom, Quem é, SABE ...

Não existe, por parte desta instituição, nenhum interesse em apoiar qualquer candidato. Todos os estudantes eleitores são livres para votar e pedir voto para quem quiser.

Por: WILLIAN MORENO

(Fundador e Atual Presidente da União Municipal dos Estudantes de Guapimirim)
Compartilhe no :

0 comentários:

Postar um comentário